Seis dicas perfeitas para a Semana do Trânsito

Um ambiente seguro no trânsito é construído com boas práticas de ciclistas, motoristas, pedestres e motociclistas

A gente sabe que só de ouvir falar em acidente congestionamento e atraso, já dá aquele frio na espinha de todo mundo que precisa encarar o trânsito no dia a dia. Mas e se a gente transformasse esse ambiente estressante em um lugar de respeito e solidariedade?

 
Nesta Semana Nacional do Trânsito, decidimos listar algumas práticas saudáveis para transformar o congestionamento diário em um espaço de mais respeito, cidadania e empatia. Fique ligado, pois separamos tópicos voltados aos motoristas de carros, motos, bicicletas e até mesmo os pedestres.
 
O primeiro apontamento não poderia ser diferente: manter a calma é fundamental. Todo mundo vive sob pressão dentro do trânsito, seja o motorista atrasado para o trabalho ou mesmo o motoqueiro que precisa realizar uma entrega. Todos convivem com os nervos à flor da pele, porém, apenas com tranquilidade é possível tomar atitudes corretas e seguras. Por isso, antes de realizar alguma ultrapassagem perigosa, acelerar para fugir do congestionamento ou pressionar a buzina, tenha sempre em mente que quando agimos sob tensão podemos colocar a segurança de todos em risco.
 
 
Uma ação que pode fazer toda a diferença é ficar atento ao limite recomendado de velocidade, pois ele é instituído para garantir proteção aos motoristas e pedestres. Além das boas práticas na direção é fundamental estar ligado no desempenho do veículo. Faça revisões periódicas e evite circular com peças defeituosas ou irregulares. Fazer a sua parte é dever de todo motorista.
Outra forma de garantir a segurança é utilizar os equipamentos de proteção adequados para cada veículo. Sempre que for andar de bicicleta ou mesmo motociclista, esteja trajado de maneira segura e com capacete. O mesmo serve para os motoristas de carro: o cinto de segurança não é um adereço e sim uma obrigação do motorista e, também, dos passageiros.
 
Além da educação no transcorrer da via, é importante se atentar que o trânsito também contempla os arredores, em especial as calçadas. Toda vez que for necessário parar o veículo evite deixa-lo atrapalhando o tráfego dos outros veículos. Além do carro, procure sempre estacionar bicicletas, patinetes e motos de modo que não atrapalhe o fluxo de quem trafega pela via.
 
 
Além dos motoristas, claro, também é bom dar algumas dicas aos pedestres. Parte vital para um bom ambiente dentro do trânsito o pedestre deve sempre ser a prioridade de motoristas e ciclistas, porém, é importante que ele cumpra seu dever em manter o respeito às leis de trânsito fazendo a parte dele. Atravessar fora da faixa, além de atrapalhar o trânsito, pode causar acidentes, ou seja, trafegue apenas nas áreas correspondentes. E claro, sempre que avistar alguma irregularidade, cobre atitudes das autoridades competentes.
 
Por último e não menos importante, o respeito com todos deve ser sempre primordial para construir um trânsito mais solidário. Lembre-se sempre que o melhor caminho é aquele que protege a segurança de todos e garante mais tranquilidade para motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.
× Como posso te ajudar?