Como transportar crianças com segurança?

Tire suas dúvidas sobre a idade correta para andar no banco da frente e os diferentes modelos de cadeirinhas

A melhor hora para brincadeiras e viagens se aproximam! Nesta Semana da Criança, promova uma rotina de atividade e muita diversão, mas claro, com toda a segurança. Já que a data combina com levar toda família para um passeio, organizamos uma lista de dicas para você transportar os pequenos com todo o cuidado necessário.

 
Na hora de sair para curtir um cinema, zoológico ou mesmo shopping, a melhor opção é se atentar para a cadeirinha de segurança. Hoje, um dos erros mais comuns está na idade mínima e máxima, além do peso correto para o uso da proteção. Hoje, no mercado, há diversos modelos disponíveis, que se adequam a todos os perfis e devem ser seguidos à risca.
 
Qualquer menor de dez anos deve circular sempre no banco traseiro com o assento de proteção compatível. Além de diminuir as chances de lesão em caso de acidente, especialmente na coluna, o equipamento diminui a chance de deslocamento em caso de colisão. Errar no transporte das crianças, pode gerar multa gravíssima, ocasionando na perda de até sete pontos na carteira de motorista.
 
Embora o modelo de proteção mais comum para os pequenos seja a cadeirinha bebê-conforto, é importante se atentar que ela deve ser usada por crianças de até um ano de idade, com peso de até 10kg (já estão disponíveis modelos de até 15kg). A posição correta para esse modelo permite que a criança fique de costas para ao motorista e de frente para o vidro traseiro do carro.
A partir de um ano de idade e até os quatro anos, o ideal é utilizar a cadeirinha virada para frente do carro. Acima dos quatro anos, indica-se o uso do assento de elevação, que deixa os pequenos mais altos, facilitando o encaixe correto do cinto de segurança.
 
 
Após os dez anos, quando as crianças podem sentar no banco da frente, o ideal é certificar-se de que a altura mínima (1,45m) está sendo respeitada, além de observar se a mobilidade e conforto da criança estão adequados.
 
Embora o cinto seja fator fundamental para proteção dos passageiros, seu molde foi pensado para um adulto e, portanto, o motorista deve-se atentar se as regiões de contato como ombro, peitoral e quadril estão confortáveis para a criança. Tudo deve estar bem afivelado para suportar o impacto do corpo.
 
Antes de cair na estrada, verifique se todos os cintos estão afivelados, confira se as crianças estão na posição correta e cheque o estado de manutenção das cadeirinhas. Agora que você está craque no assunto, aproveite esta semana especial para levar os pequenos com todo conforto e cuidado.
 
Fontes:
 
https://pemavel.com.br/como-transportar-criancas-no-carro-com-seguranca-e-dentro-da-lei/
http://www.teamtex.com.br/blog/6-erros-graves-com-a-seguranca-das-criancas-no-carro-e-nas-viagens
× Como posso te ajudar?